Como escolher a caixa d'água ideal?
top of page

Como escolher a caixa d'água ideal?

Atualizado: 18 de jul. de 2022

A caixa d'água é um item indispensável, por isto saber qual escolher é uma decisão muito importante, mas as vezes parece ser um pouco complicado de saber qual realmente comprar né? Mas calma, iremos te dar algumas dicas que irão te ajudar com isso.

Primeiramente, vamos entender qual o papel da caixa d'água?


Uma de suas funções é armazenar água, caso haja a falta de abastecimento e dependendo da altura de sua instalação, ela pode fornecer água a uma alta pressão. Tudo isso graças ao dispositivo que funciona de três maneiras: por gravidade, como uma bomba ou como boia.



Modelos mais utilizados

No mercado existem algumas opções de caixas d'água, entre elas podem citar: polietileno, fibra de vidro e aço inox. A seguir, iremos verificar suas caracteristicas e qual a diferença entre elas.


Polietileno

Características: Leveza, fácil instalação , limpeza e manuseio.


Considerada como a mais vendida do Brasil, pelo seu preço acessível e por ser

prática na instalação, possui encaixe simples e sua tampa é vendida com parafusos para garantir uma fixação maior, além de possuir proteção contra raios. Seu material é feito de plástico a base de petroleo, por isso não são resistentes a impactos.

Adequada para seu uso mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas, sendo muito utilizada em residências e casas.



Fibra de Vidro


Características: Fácil instalação, capacidade de isolação térmica,

resistência e durabilidade.


Para quem precisa de grande reservaórios de água, a caixa d'água de fibra de vidro é uma excelente escolha, pode alcançar uma capacidade de 25 litros de água.


Produzida com uma especie de resina e fibra de vidro, o que a torna mais leve e de fácil manuseio, cujo material é o mesmo utilizado na construção de piscinas.


Aço Inox


Características: Resistência, durabilidade, facilicade de limpeza.


A temperatura da água fica mais fresca na caixa d'água de aço, o que compensa seu custo um pouco maior quando comparada aos outros dois materiais.

Além de possuir traços simples e acabamento prateado, ganha pontos no quesito estético.









Mas afinal, como saber o tamanho correto?


Para medir qual o tamanho antes de fazer a compra da caixa d' água, existe uma soma que precisa ser feita.Normalmente uma pessoa consome aproximadamente 150L de água por dia em uma casa, já em apartamento deve-se considerar 200L por dia, lembrando que é indicado ter reservatório de dois dias.

Para entendermos melhor, veja o exemplo abaixo:



Importante

Quando for escolher a caixa d’água, verifique se todos os pontos de água da sua casa têm pressão baixa. Dependendo da sua necessidade, você saberá informar melhor o vendedor para que ele lhe venda uma que atenda sua necessidade.



Gostou? Compartilhe as dicas com seus amigos.





















0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page