Como escolher a porta certa?
top of page

Como escolher a porta certa?


Ao construir ou reformar, são tantos detalhes disputando nossa atenção que muitas vezes ficamos perdidos no meio das escolhas. E pensando nisso, trouxemos um manual completo para você escolher a porta certa para a sua casa, de um jeito simples e rápido.


Para que a escolha da porta seja rápida e certeira, você precisa se atentar a alguns detalhes logo de cara, que são: Tamanho da porta, tipo de abertura e material. Definindo esses 3 itens tudo ficará mais fácil, pois você saberá exatamente do que precisa na hora da compra.


Mas como definir esses três itens? Aqui vão algumas dicas muito úteis:


1 – Tamanho da porta: Ao contrário do que se pensa, as portas não tem medida padrão, embora existam tamanhos mais comuns, cada ambiente, e cada modelo de porta específico pedem um tamanho diferente, porém existem algumas medidas que servem de parâmetro na hora da escolha. Porta residencial de entrada: o tamanho varia entre 2 e 2,15 metros de altura por 80 centímetros de largura. Já as portas internas podem ter 70 centímetros de largura, mas se houver cadeirantes entre os moradores, mantenha os 80 centímetros. Outro detalhe importante é pensar no vão em que a porta vai ficar, portas de correr, por exemplo, exigem um vão maior, e esse espaço pode ser adaptado, mas, se você quer evitar quebrar a parede lembre-se de que a porta escolhida deve ter no mínimo 2 centímetros a menos na largura e 1 na altura do que o vão onde ela vai ficar. Montamos uma tabelinha especial, com as medidas mais usadas pra te ajudar:


2 – Tipo de abertura: Já sabe o espaço onde a porta vai ficar? Tem as medidas? Então vamos escolher o tipo de abertura que a sua porta nova terá!

Esse é um quesito que mudou bastante ao longo dos anos, e hoje, além das aberturas mais conhecidas como a porta de giro(ou de abrir) e a porta sanfonada, temos também as portas em abertura camarão, porta de correr, porta pivotante, e a clássica porta balcão. Vamos falar um pouco sobre os modelos mais utilizados:


Porta de giro: A mais usada entre todas as portas, a sua casa provavelmente tem uma dessas, elas possuem ótima vedação, seja de temperatura, som ou odor, seu sistema simples de dobradiças faz com que a instalação seja prática e muitas vezes mais econômica, é importante lembrar de instalá-las com a abertura em direção a parede, evitando atrapalhar o restante do ambiente.


Porta sanfonada: Esse modelo não ocupa nenhum espaço além do vão em que é posicionada, sendo uma boa opção, de baixo custo, para ambientes pequenos, esse modelo não oferece boa vedação, sendo mais indicado para separação de ambientes internos, como área se serviço ou lavabo que é pouco usado.


Porta balcão: Esse é um modelo que varia bastante, podendo ser de abrir, de correr, com ou sem veneziana, é uma escolha muito interessante para quem procura, beleza, praticidade e eficiência. Seu modelo de correr, ocupa apenas o espaço do vão em que é instalada, podendo servir de divisória entre cozinha e sala de estar, por exemplo, como também em varandas, ou áreas externas em geral.

Já o modelo de abrir é uma boa escolha para a área externa, ele oferece mais segurança pois geralmente possui mais de uma folha protetora, garantindo também melhor vedação de som, e mais privacidade.


3 – Material: Já sabe o tamanho? Já escolheu o modelo ideal? Então vamos ao material!


Madeira: Clássicas, elegantes, duráveis e resistentes, oferecem bom isolamento acústico e térmico.


Alumínio: São modernas, duráveis e têm a manutenção simples, pois não enferrujam, oferecem uma grande variedade de modelos, sendo as de veneziana e o tipo basculante os mais procurados.


PVC: É uma solução econômica e durável, não oxida, e alguns modelos oferecem bom isolamento acústico e térmico.


Com certeza, com todas essas informações você estará bem equipado para escolher a porta ideal para a sua casa!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page