Saiba como acabar com a infiltração

Atualizado: 18 de jul.

A umidade pode desencadear vários problemas como: desvalorização do ambiente, paredes mofadas, móveis danificados além de ajudar na proliferação de bactérias contribuindo com o surgimento de irritações respiratórias como rinite alérgica e sinusite.

O que é infiltração?

Infiltração é quando a água da chuva, solo ou de canos penetra nas paredes do imóvel causando manchas, bolhas, mofo, entre outros problemas.

Mas afinal, como devemos solucionar?


Identificando a causa do problema


O primeiro passo é identificar como, onde e porque esta infiltração existe. Para isso, é recomendado a contratação de um profissional para avaliar o caso e verificar o que poderá ser feito para ser resolvido. Dentre algumas causas podemos classificar as mais comuns:

  • Rachaduras nas paredes;

  • Defeitos no encanamento;

  • Caimento inadequado do piso;

  • Falha na impermeabilização de piso, fundação, lajes etc.;



Use impermeabilizantes


Existem produtos que podem ser muito eficassez para te ajudar a resolver este tipo de problema. São fabricados com produtos de primeira linha que combatem a umidade e seus efeitos, separamos alguns que podem ser utilizados, veja:


BIANCO VEDACIT - Resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade, melhora a impermeabilidade e evita a retração das argamassas. Pode ser usado em áreas externas e internas ou sujeitas à umidade.


IMPERMEABILIZANTE COM FIBRAS VIAPOL - Revestimento impermeabilizante, flexível, bi componente à base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno). Essa composição resulta em uma membrana de polímero modificado com cimento de excelentes características de resistência, flexibilidade e impermeabilidade.


TECPLUS TOP QUARTZOLIT - Argamassa ideal para áreas úmidas, que recebem água em abundância como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, muros, rodapés e jardineiras. Também pode ser aplicada em reservatórios enterrados, fundações e alicerces.


Aplicação de revestimentos


Como opção viavél também é aconselhável investir em revestimentos como granito, cerâmica e mármore pois são capazes absorver de líquidos. Saiba a diferença entre eles:

Cerâmica - Os materiais cerâmicos são constituídos por elementos metálicos e não-metálicos que na maioria das vezes possuem ligações de natureza iônica. Normalmente são incluídos nessa classe os óxidos, nitretos e carbetos e como exemplos podemos citar refratários, cimento, vidro e porcelana.


Granito - Formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.


Mármore - Composto principalmente de calcita e/ou dolomita.Geralmente, apresenta outros minerais, como quartzo, talco, tremolita, diopsídio ou olivina, que podem ser utilizados para estimar a temperatura e pressão a que a rocha esteve submetida.


Resolvendo a infiltração


Lembrando que não se deve ''maquiar'' o problema passando uma tinta por cima, pois não resolverá e irá novamente manchar a parede em alguns meses.

Se o problema estiver na parede interna, será necessário tirar a tinta e o reboco para aplicar o impermeabilizante diretamente no tijolo. As fissuras deverão ser seladas para bloquear a passagem de água que nela existe.

Existem também infiltrações vindo do teto, sendo necessário impermeabilizar externamente.

Já infiltrações que vem do chão, é preciso que o piso seja quebrado e o reboco retirado para ser aplicado o impermeabilizante.

Acabar com a infiltração não é tão dificil como parece, o segredo é saber o que está fazendo e utilizar produtos de qualidade.


Gostou? Compartilhe esta dica e ajude pessoas a resolverem a infiltração.










3 visualizações0 comentário