Tudo que você precisa saber sobre iluminação
top of page

Tudo que você precisa saber sobre iluminação

Atualizado: 18 de jul. de 2022

A iluminação é uma etapa essencial da decoração da casa, escritório e ambientes em geral, a iluminação interfere diretamente no relaxamento e conforto, por isso deve receber total atenção. Existem vários diferentes tipos de lâmpadas no mercado, veja quais são:



Incandescente

Funcionam através do aquecimento de um filamento de tungstênio.


Halógena

Muito usadas de forma embutida, como em sancas de gesso e móveis planejados. São normalmente escolhidas para destacar ambientes.


Halógena AR e dicroica

Possuem filamento de tungstênio, normalmente envolvido por quartzo (diferentemente das lâmpadas comuns, em que o filamento fica livre).


Halógena PAR

Lâmpada com o vidro mais grosso, porém enfatiza com maior facilidade o brilho da luz. É uma luz utilizada para focalizar objetos, mas é muito sensível ao toque.


LED

Considerada como uma luz clara e moderna. Ela é mais econômica, não esquenta tanto como as demais e é ecologicamente correta.


Temperatura de cores


  • O que é temperatura de cor?

Definida como a aparência da cor quando emitida por uma fonte de luz. A unidade de medida da temperatura de cor se chama Kelvin (K), que corresponde à temperatura que o corpo negro estaria ao emitir luz de mesma cor. É importante esclarecer que, quando falamos em temperaturas de cor, nos referimos apenas à percepção que a iluminação produz aos olhos humanos, o que não tem nada a ver com a temperatura física em si.


Iluminação para determinado ambiente

Agora que você já conhece vários tipos de lâmpadas, que tal escolher cada uma de acordo com o ambiente? Uma lâmpada mal colocada pode interferir diretamente na sua produtividade, sabia? Sem mais delongas, vamos começar!


Banheiro

Uma dica especial é usar plafons para o banheiro, eles trazem um ar de modernidade e também fazem uma melhor distribuição da luz no ambiente.

  • A luz do teto deve ser apenas um apoio e não a principal fonte de iluminação em banheiro. Por ser um ambiente menor, é possível fazer a instalação lateral de spots de LED, arandelas ou luminárias que possam melhorar a intensidade da luz.


Cozinha

Diferente do banheiro, o ideal é que a cozinha tenha a maior parte de iluminação natural. Para isso, deve-se ser planejado janelas em lugares apropriados para qu

e além de claro, o local seja também arejado, aconselha-se uma medida de 300 a 500 luxes a faixa de iluminância neste cômodo.

  • A instalação da iluminação deve ser distribuída de uma forma que deixe a sua cozinha estrategicamente iluminada. Escolha de spots bem distribuídos traz uma praticidade para a sua cozinha.


Quarto

Como citamos acima, a temperatura de cores pode influenciar muito no ambiente. E para o quarto, que tal escolher uma opção de iluminação qu

ente para trazer o sentimento de paz e aconchego?

  • Nos quartos a iluminação geral no centro é a mais recomendada e cumpre o seu papel.



Sala de estar

Quando falamos em sala devemos sempre valorizar a iluminação natural, mas lembrando também que a luz do sol pode danificar móveis, livros, quadros e vários outros equipamentos. Por esse motivo, as cortinas tem um papel super importante em nosso lar, pois evitam a iluminação em excesso danificar qualquer equipamento que esteja em nossa sala, evitando problemas indesejados.

Além disso, também é possível decorar o espaço com lustres, abajures,luminárias e fitas de LED deixando o ambiente ainda mais bonito, moderno e aconchegante.

Se você está pensando em dar um UP na sua sala colocando uma iluminação bacana, veja abaixo dicas que irão te ajudar:


  1. Iluminação LED: além de mais econômicas, criam efeitos receptivos;

  2. Tonalidade de lâmpadas quentes: ótimas opções para ambientes sociais;

  3. Iluminação ampla e indireta: é importante prezar pelo bem-estar visual dos visitantes;

  4. Luz auxiliar em prateleiras, plantas e nichos: dê vida e valorize os detalhes da decoração;

  5. Cantinho do café, bar ou leitura: a criação de ambientes conjugados está em alta!



Agora você já sabe como deixar sua casa confortável, moderna e iluminada?

Siga todas as dicas acima e mão na massa!

Encontre pendentes,spots,fitas de LED,luminárias,lâmpadas e vários outros itens para iluminação em torrescabral.com.br


Se achou esse post interessante compartilhe com seus amigos.








2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page